domingo, 10 de março de 2013

João Penetra e o desemprego no concelho de Alvito - 2

Publicámos o texto anterior, para tentar numa primeira abordagem se João Penetra, enquanto presidente da Câmara de Alvito, pratica ou não a arte da propaganda enganosa, pois tem sistematicamente passado para exterior a mensagem de que durante o seu mandato, tem praticamente salvado do desemprego os trabalhadores do concelho de Alvito.


A charlatanice sobre o desemprego  em Alvito, do presidente e vice-presidente da Câmara de Alvito, teve eco na comunicação social, (AQUI, AQUI, E AQUI) só comparável com a recente saga Miguel Relvas, ambos ilusionistas da realidade que os números sempre vão desmentindo. 

O quadro e figura que se apresentam de seguida, resumem às estatísticas do desemprego em Alvito desde 2006, nos respectivos meses de Janeiro, Abril, Julho, Agosto e Outubro, e se de algum erro enfermam é o de apresentarem valores inferiores, pois, alguns desempregados desistem de se inscreverem nos centros de emprego.

Ora, quando em Julho/Agosto  de 2010, João Penetra e o seu vereador Luís Beguíno garantem que no concelho de Alvito os desempregados são uma raridade, afinal estão inscritos no centros de emprego, 76 pessoas em Julho, e 88 pessoas em Agosto, como se comprova no quadro seguinte.

  http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Paginas/Home.aspx

Dizem os mais crentes em João Penetra que o número de pessoas inscritas no centro de emprego em Janeiro deste ano só dispara para 134, apenas porque o seu presidente anda mais distraído, pois já passa muito tempo a fazer propaganda no concelho de Viana, e por isso tem descorado a coordenação do milagreiro empreendedorismo municipal.



O desemprego em Alvito e no resto do País é um flagelo, como comprovam as estatísticas, e por muito que alguns dinossauros da política tentem ludibriar os mais incautos, em proveito de uma gestão auspiciosa da profissão que abraçam, a  vista do eleitorado alcança a verdade dos factos.

Como pode alguém pensar aventar para o concelho de Viana um candidato que teve um desempenho medíocre aqui mesmo ao lado,  façamos de conta que não demos por nada, e  fiquemos todos de boca calada.


4 Comentários:

Anónimo disse...

Hilariante!... Consta que o Penetrix e sua namorada Rosix vão precisar de tomar muita poção mágica para poder fazer frente ao Bengalix...

Anónimo disse...

pensava que o Penetra era o Idiotafix

Anónimo disse...

Mestre Finezas compreende-se a caricatura, já não se compreende a ofensa gratuita. Depois já sabe que o senhor Estêvão do Blogue vai vitimizar-se com conversas de campanhas “limpas”. Não se esqueça que deste lado não tem sido costume tentar reescrever a história desligando blogues.


Dito isto gostaria de deixar aqui algumas questões para o senhor Penetra.

-Um homem tão ocupado vai conseguir arranjar tempo para presidir à câmara?

-O que é que não fez nos 14 anos que por cá andou (com muito dinheiro), que julgue ir (sem dinheiro), fazer agora?

-Se lhe acenarem com um convite, como da outra vez para a ADRAL, vai ou fica?

-Esta candidatura é um projecto tipo toca-e-foge como em Alvito ou é uma coisa à séria?

-Como é que se vai conseguir entender agora com quem não se entendeu há seis anos?

-Como cidadão e como católico acha mesmo correcto, na actual conjuntura, interromper uma gestão que acaba de atingir a maturidade?

Um qualquer cidadão eleitor.

Anónimo disse...

Idiota, o Penetra? Desculpa lá, mas não o deves conhecer. O João Penetra tem, desde muito novo, um programa de vida muito claro, muito ligado às suas próprias origens que, como sabemos, são muito modestas: quer galgar a escala social, “subir na vida”, como se costuma dizer, ser reconhecido pelos seus semelhantes pelas suas competências e capacidades. Até aqui, tudo bem. De certa forma é o que todos queremos, uns mais, outros menos.

O que caracteriza o João Penetra não é o “querer ser mais”, mas sim ser um daqueles indivíduos que não olha a meios para atingir os seus fins: tanto pactua com Deus como com o Diabo, a escolha é apenas ditada pelas contingências do momento. De manhã é um fervoroso católico apostólico romano, podemos vê-lo na missa, em Alcáçovas ou em Vila Nova da Baronia, um dia destes vai começar a aparecer aí em Viana; à noite metamorfoseia-se, despe a opa e ei-lo na reunião do “partido” – como sabemos, marxista-leninista, onde impera o primado do ateísmo militante. Confuso? Não! Sinuosos são os caminhos para o poder.

João Penetra, ao contrário do seu antigo colega Estêvão Pereira, sabe ler os sinais dos tempos. A 11 de Abril de 2008, quase no final do mandato anterior da CDU na Câmara de Viana, pediu a renúncia do mandato de vereador. Fê-lo porque percebeu que os processos criminais que envolviam a autarquia e a Polícia Judiciária, nos quais tinha responsabilidades efetivas, podiam por em causa o futuro dos seus projetos de vida e, sobretudo, daquele que lhe é mais querido: ser o primeiro alcaçovense a ocupar a presidência do Município de Viana. Saltou do barco antes da tempestade. O projeto de Alvito, que há quatro anos lhe era tão querido, abandona-o agora: fá-lo porque não só não cumpriu nada do que se propusera fazer, mas também porque sabe que não voltaria a vencer aqui. Mas a razão maior do seu abandono é que este não é o seu projeto, nunca o foi. João Penetra é, pois, um especialista em saltar de barcos.

João Penetra depende da política. Não é um empresário, um funcionário público, um técnico de contas ou outra coisa qualquer: João Penetra é um político profissional. O seu fim do mês provém do que a política lhe paga e isso explica porque não saiu já da Câmara de Alvito – como fez o seu camarada Pinto de Sá, de Montemor, que agora se candidata à Câmara de Évora. João Penetra já não é o presidente de Alvito (e alguma vez, de facto, o foi?), mas não abdica do seu vencimento neste município. Princípios morais? Apenas no discurso e na pia da água benta, na prática é o que está à vista.

João Penetra sabe que, por agora, não pode vencer Bengalinha Pinto que, debaixo da mesmíssima conjuntura depressiva, fez muito melhor trabalho em Viana do que ele em Alvito. Mas João Penetra já conseguiu a sua primeira “vitória”, o afastamento do seu empecilho interno, Estêvão Pereira. A consagração de João Penetra não vai ser feita no próximo mês de Outubro mas, talvez, daqui a quatro anos. Até lá vai ser um vereador muito empenhado, vai estar em “tudo e em todas”, desdobrar-se-à entre associações e afins, católicas, laicas ou ateias, vamos vê-lo muito, muito, muito por aí. Daqui a quatro anos, isso sim, talvez seja o seu momento. Apenas não sabemos se, nessa altura, ainda estará a correr pelo “partido” de hoje….

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO